Livro do Mês de Maio: Max e os Felinos

    Max e os Felinos foi escrito por Moacyr Scliar, segue uma narrativa em terceira pessoa e foi lançado pela editora L&PM na versão pocket(usada para este texto) e recentemente na versão de luxo com capa dura e conta toda a vida de Max focando em seus traumas que são sempre associados a algum felino.
    A história começa na infância triste de Max, um garoto alemão que morava com o pai que vivia lhe ridicularizando, fazendo pouco caso dele e maltratava sua mãe que por sua vez era uma mulher estudiosa e sensível que abandonou sua carreira para cuidar de sua família; tudo num ambiente pré segunda guerra mundial, com comunistas fazendo protestos e o nazismo já espalhando seu medo para aqueles que não seguiam sua filosofia. Apesar de Max amar os gatos e seu pai ser dono de uma loja de pele de animais, é frequente a associação que o personagem faz entre vários felinos e as tragédias em sua vida, tanto que serve como titulo para os capítulos( O Tigre Sobre o Armário, Jaguar no Escaler e A Onça no Morro).
    Em certos momentos, pode parecer que o protagonista é muito medroso por estar sempre fugindo de seus medos, mas na verdade ele só esta procurando um lugar pacifico pra viver, como as pessoas insistem em incentivar o ódio e a guerra, isso acaba se tornando seu objetivo de vida é uma história relativamente triste, mas muito bem escrita, mantendo o interesse do leitor a todo momento... O capitulo "Jaguar no Escaler" é escrito de maneira fantástica e curiosa, ainda que pareça familiar ao leitor.
    Max e os Felinos é uma história curta, ótima para leitores adultos e iniciantes e/ou que não tenham muito tempo para ler, abaixo deixo a foto da edição de luxo, que espero ter algum dia.
OBS: ainda esse mês trarei o embate "Max e os Felinos" e "As Aventuras de Pi".
Autor: Vinícius Pacheco Silva

Comentários

Postagens mais visitadas