O Vigia: 5º Grande Ato Contra o Aumento da Passagem

    Primeiramente gostaria de me desculpar a todos meus familiares que são contra ou acham perigoso todos esses protestos, mas uma vez que não confio de relatos de terceiros e muito menos da mídia para formar minha opinião, senti grande necessidade de ver com meus próprios olhos... é que protestantes relatavam algo totalmente oposto de todo o terror que as emissoras diziam, vocês que ficavam em casa não tinham acesso e nem procuravam informações sobre isso e o mais irritante depois de tudo é que pareciam ter certeza do que diziam, bem... eu não tinha e por isso fui ver o que estava se passando... e foi algo grande...

18:30: Saindo do Shopping Eldorado com mais um grupo de cinco protestantes, vi um helicóptero da policia na direção de onde o protesto começava, do lado oposto, bem distante dos protestos haviam 3 helicópteros que acredito serem de emissoras.

18:34: Já estávamos atrasados e por isso quase acreditei que algumas pessoas estavam certas em dizer que era protesto envolvendo políticos, pois um grupo de protestantes partidários do PSTU passavam pelo ponto do Eldorado e seguiam atravessando a Ponte Eusébio Matoso, pareciam ir em direção a Vital Brasil, não posso afirmar porque não ficamos pra ver, mas posso dizer que se aquele era o protesto do qual queria ver, estava muito decepcionado, pois era um aglomerado de pessoas que apoiavam o PSTU com vários cartazes vermelhos, só com frases partidárias, puxando seu voto manjado e só um pequeno cartaz que acredito ser de um rapaz perdido é que protestava sobre o aumento... ficamos confusos e achamos que os protestantes tinham se dispersado em vários grupos, de qualquer forma iriamos seguir em direção ao Lgo da Batata na procura dos protestantes...

18:57: Chegamos ao Metro Faria Lima e eis que descobrimos os verdadeiros protestantes... devo dizer que me senti confortável ao ouvir todos gritando "aqui não têm partido!"... também percebi que ali sim poderia haver todos os 209.000 protestantes(ainda ingênuo, pois percebo agora que ali devia ter uns 10.000) confirmados pelo facebook e também percebi que o PSTU, assim como outros partidos que poderiam tentar se aproveitar da situação eram um número insignificante perto dos verdadeiros interessados... seguimos a multidão pela Faria Lima.

19:10: Passado uns 2 quarteirões, vi uns protestantes gritando "Sem Violência" na direção de um beco do lado direito da Faria Lima(sentido Rebouças), não consegui observar direito, mas acho que alguns policiais estavam ali.

19:22: Uma clara demonstração do propósito do Grande Ato, paramos o cruzamento da rebouças, nesse momento os protestantes começam a gritar "o motorista, o cobrador, me diz ai se o seu salario aumentou"... aqui é perceptível uma certa irritação dos motoristas de carros e de alguns passageiros de ônibus, porém os motoristas dos ônibus fazem sinal com o polegar pra baixo respondendo ao questionamento do protesto.

19:40: Shopping Iguatemi e estabelecimentos adjacentes fechados por conta do protesto, mais adiante no ponto de ônibus, pessoas tiram fotos enquanto protestantes gritam "Vem, Vem, Vem Pra Rua Vem(contra o aumento)".

19:51: Passo em frente ao banco Santander e percebo vários fotógrafos se dedicando a tirar fotos somente de algo que aconteceu ali, ao forçar a vista percebo que o banco esta pichado com o simbolo da anarquia, fico feliz em saber que a mídia esta resumindo o protesto no lugar errado, tentando ser sensacionalista e mentirosa, pois foram essas mentiras que me trouxeram aqui, mais pra frente vejo um rosto familiar da mídia no protesto, Monica Iozzi do CQC estava lá, mas não como repórter do mesmo, ela estava lá protestando como uma de nós.

20:00: aproximando da Av Presidente Juscelino Kubitschek, eu que até então me sentia tímido, percebi que estávamos sendo bem recebidos quando pessoas começaram a abanar bandeiras brancas em suas janelas, haviam outros grupos se juntando a nós, também ficou claro que toda aquela manifestação não estava vindo somente do pessoal do aumento da passagem, mas de vários outros protestos, haviam cartazes contra a PEC 37, cartazes sobre o Estatuto do Nascituro, cartazes mostrando que mães de protestantes estavam lá, pessoas que viveram e sentiram a época da ditadura e não queriam que ela voltasse, enfim... estava claro que não era só por 20 centavos...

20:04: viramos na Av Presidente Juscelino Kubitschek, e vejo uma cena semelhante a série The Walking Dead, vários carros parados, alguns estavam ligeiramente de lado, mas a única diferença é que as pessoas mortas estavam dentro dos carros, do lado de fora estávamos bem vivos, não eramos os passageiros de ônibus apáticos e mudos, ficamos oscilando entre conversar e gritar frases de protesto, uma em especifico deixava bem claro a diferença pacifica entre este ato e os outros: Que coincidência! Sem Policia e Sem Violência.

20:50: Já havíamos feito o caminho pela Juscelino, entrado na Av. Santo Amaro e seguíamos pela Brigadeiro Luis Antonio, muito bem recebidos por todo o percurso, na Av. Santo Amaro mesmo, ao pararmos a rua, pessoas que observavam o protesto de dentro dos carros buzinavam no ritmo dos gritos, também pudemos observar algumas pessoas sairem dos carros e gritar junto com os protestantes, toda vez que o helicóptero da policia aparecia todos vaiavam, observando isso me perguntei onde estavam os helicópteros das outras emissoras e se estariam filmando todo aquele protesto pacifico... as vezes também subia o cheiro de maconha, mas era um cheiro fraco e bem ausente, bem diferente de shows e eventos.

21:15: chegando na praça General Estilac Leal vejo uma cena que me arrepiou, uma mesma quantidade de protestantes vindo da Av. Pedro Álvares Cabral vinham se juntar a nós... agora eramos o dobro... isso sem saber quantos eramos ao certo, mas se viesse me pergunta havia pelo menos 100.000...

21:40: Só reafirmo que devia haver pelo menos 100.000, pois olhando a subida da Brigadeiro, alguns minutos atras, haviam protestantes até aonde a sua vista podia ir e ao chegar ao final da subida podíamos olha pra trás e dizer o mesmo, todos sendo apoiados por pessoas com bandeiras e panos brancos nas janelas, também posso afirmar a presença de figuras que deixavam o protesto mais descontraído por alguns minutos, como por exemplo um mendigo bêbado que tentava demonstrar suas habilidades de capoeira, o casal de protestantes com seus filhos de 3 ou 4 anos também marchando de mãos dadas e até um tocador de gaita que puxou os aplausos da galera na subida da Brigadeiro...

21:45: Chegamos na Av. Paulista gritando "Vem Pra Rua Vem" e "Que Coincidência, Sem Policia e Sem Violência" sendo aplaudidos pelos mesmos protestantes que já estavam ali, aproveitamos pra descansar um pouco sentando na rua.

21:50: Foi quando demos o protesto como terminado, eu e meu amigo  nos despedimos do grupo e decidimos ir pra casa, poderíamos ter pegado o metro na estação Brigadeiro, mas decidimos ir a pé até a linha amarela para saber o que os outros protestantes estavam fazendo.

Entre 21:55 e 22:23: enquanto caminhávamos vi vários manifestantes tomando funções diferentes, enquanto alguns se sentavam em frente a carros, outros tentavam divulgar o seu motivo de estar no protesto, tive a oportunidade de ver alguns protestantes expulsando a Rede Globo do local, infelizmente também pude ver um agitador podre mandando as pessoas ficarem em frente de um carro em movimento para não deixa-lo passar, assim que as pessoas correram para a frente do carro o sujeito saiu andando como se aquilo não fosse de sua responsabilidade, mas foi um caso isolado e ninguém se machucou... haviam carros do SBT, da Record e da Band, mas nada da Globo, algumas poucos protestantes começaram a parar a Consolação, mas não fiquei, peguei a linha amarela sentido Butantã e chegando na estação Pinheiros pude ouvir protestantes gritando do lado de fora do vagão... os protestantes estavam bem espalhados...

23:00: Chego em casa e enquanto estou jantando e relembrando os momentos em silêncio, a Rede Globo para o filme da Tela Quente para mostrar vândalos tentando invadir a prefeitura, mas ai já não posso dizer que eram protestantes...

    Nada do que foi relatado aqui foi ficção ou delírio, nada do que foi relatado aqui foi modificado para fazer a sua cabeça, são fatos, coisas que presenciei, o povo finalmente se cansou de, dia após dia, apanhar do governo e no final ter que se apresentar de roupa social fina e olho roxo para os países vizinhos, caso não acreditem em mim não os culpo, pois é muito diferente do que as emissoras contam, mas faço um pedido que servirá tanto pra vocês que acreditam nas emissoras quanto para os que dizem que isso não vai dar em nada: vá ver de perto, vá conferir "o caso perdido" que são esses protestos, mas confira mesmo, leia os cartazes, descubra a motivação de cada um... já não é só pelos 20 centavos... é por algo bem maior... são coisas que você deveria saber, leis que são feitas para te explorar e que não respeitam a condição humana e as emissoras só dão atenção para aquilo que os políticos querem que você veja... mas quero que veja com seus próprios olhos e defina com suas palavras pelo o que é tudo isso, mesmo que não mude de opinião sei que os gritos dos protestantes continuaram ecoando em sua cabeça por dias.

Comentários

Postagens mais visitadas