Livros do Mês - Eva



    O primeiro "Livro do Mês"  de 2016 é nada menos que "Eva" de Willian P Young, Autor de "A Cabana" e "A Travessia" com resenhas já publicadas aqui no blog, esta obra foi publicada pela Editora Arqueiro com um total de 239 paginas amareladas para não cansar sua vista.
    O terceiro livro de Willian P. Young conta a história de uma garota chamada Lilly Fields, a única sobrevivente de um contêiner cheio de garotas que estava a deriva no mar, esse contêiner vai parar numa ilha um tanto incomum chamada Refúgio, lá ela vai passar parte do tempo com John - um catalogador - e a outra parte do tempo, ao adormecer ela passará com Eva e será testemunha do nascimento de Adão e Eva.

    Willian P. Young sempre chamou atenção ao proporcionar histórias com uma nova perspectiva(passar um fim de semana conversando com Deus, Jesus e Espirito Santo em "A Cabana" e por exemplo), dessa vez ele superou pois desde o começo somos apresentados ao Refúgio e apesar de certas semelhanças, a ilha tem costumes muito diferentes da nossa e por isso pode ser um pouco difícil para o leitor se situar ao ambiente a principio. Lilly Fields cumpre seu papel de estranha no ninho e ajuda o leitor a se familiarizar com os habitantes conforme também conhece os mesmos enquanto divide a trama entre dois momentos: Aquele do qual ela busca lembrar o que aconteceu antes de ir parar no Refúgio e o outro é aquele que ela foi escolhida para testemunhar o nascimento de Eva e Adão... nas duas situações Lilly Fields exibe uma certa dificuldade um tanto quanto infundada(a principio) de confiar nas pessoas a sua volta, mas que no auge da história é revelada. Toda a história gira em torno da correção da interpretação feita por muitos sobre aspectos como a culpa de eva dar a fruta proibida para Adão, o motivo dos dois serem "expulsos" do Jardim do Eden, o que a serpente significa na história e como ela se aplica na vida das pessoas nos dias de hoje, tudo é contado por um novo ponto de vista mais subjetivo e menos literal.
    A Serpente sempre existiu, mas aparece como uma ideia corrosiva que ou a pessoa supera ou ela acaba corrompida por ela, no caso de Adão, por ser o primeiro e único de sua espécie no Jardim do Eden, acabou por acreditar que estava sozinho, quando Deus estava presente a todo momento. Ao preferir acreditar que estava sozinho, Adão deixa de ver e sentir a presença de Deus e na sua ansiá por aplacar sua solidão cria Eva... Esta por sua vez é educada pela Serpente e por Adão que não mais acredita nas palavras de Deus. Paralelamente á história de Adão e Eva, Lilly acaba passando por uma situação semelhante quando se mantém cética a tudo isso e prefere não confiar nas pessoas que estão ajudando em seu tratamento, outra coisa que lhe atrapalha é que Lilly se culpa por tudo que aconteceu e prefere tomar decisões sozinha. Basicamente a história segue um rumo que tende á apagar qualquer chance de uma interpretação machista da história de Adão e Eva.
    O livro é tão esclarecedor que desmente até mesmo o boato de que a fruta proibida seria uma maçã, colocado na capa do livro justamente para chamar a atenção das varias interpretações erradas que fizemos durante todos esses anos da bíblia. Se parar pra pensar que cada tradutor da biblia traduziu colocando seu ponto de vista, imagina quantas mensagens foram distorcidas ao longo do tempo, imagine o grande emaranhado de "telefone sem fio" que temos nas mãos.
    O livro é ótimo e merece atenção até mesmo de ateus e céticos, o autor constrói um ambiente estranho, mas de uma linguagem de fácil acesso para o leitor, tornando-o recomendável para todos os leitores iniciantes jovens e adultos, nada recomendável para crianças por conter alguns assuntos polêmicos. Também deixo abaixo imagens detalhadas da capa do livro que merece uma atenção maior justamente por ser levemente esponjosa com detalhes lisos no titulo e na maçã, sendo um livro gostoso de tocar.

Autor: Vinícius Pacheco Silva

Comentários

Postagens mais visitadas